Desde 2006, a Cine OP - Mostra de cinema de Ouro Preto atua, de forma pioneira, na preservação da história do audiovisual brasileiro, tratando o cinema como patrimônio. Tem como propósito ser um empreendimento cultural de reflexão, em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.
O Cedro foi uma das apoiadoras do projeto A história centenária do Palestra/Cruzeiro, um livro de histórias, crônicas, artigos e fotos sobre os cem anos do Cruzeiro Esporte Clube, fundado por imigrantes italianos em Belo Horizonte (MG).
O Cine Brasil é um projeto que realiza sessões de cinema gratuitas, para até 1500 espectadores, ao ar livre, em espaços públicos de Mariana e Nova Lima. Além das exibições cinematográficas recheadas de muita pipoca distribuída gratuitamente, o projeto prevê, ainda, a realização de oficinas de fotografia para adolescentes e pessoas de terceira idade em situação de vulnerabilidade social, e uma apresentação de artistas locais antes do início da sessão de cinema.
A Cedro apoiou a publicação do livro de fotografias Trilogia Limítrofe, do conceituado fotógrafo mineiro Daniel Moreira, sobre as ocupações urbanas no Brasil. A obra mostra o resultado da pesquisa que norteou a produção do fotógrafo na última década e destaca o papel da fotografia como veículo de comunicação com temáticas do cotidiano da população brasileira. Além do livro, o projeto contemplou palestras como contrapartida social.
O projeto, patrocinado pela Cedro, promoveu a realização do 1º Natal Luz de Ouro Preto, nas cidades mineiras de Ouro Preto e Mariana, com uma nova concepção artística. Os segmentos culturais de artes cênicas, música, gastronomia e afins foram integrados, e inseriram-se nas festividades natalinas fortes elementos presentes na cultura local e na de Minas Gerais, para que o público pudesse conhecer mais sobre sua origem, marcada pela miscigenação cultural.
O projeto destaca, através de livros e fotos, a importância de fazendas mineiras ligadas à formação histórica, geográfica, cultural e econômica na vida cotidiana das vilas e arraiais que mudaram o rumo do estado, transformando-o em uma potência da agricultura, pecuária e comércio desde o passado até os dias atuais.
A Cedro é uma das apoiadoras do projeto Música na Casa de Apoio, realizado pelo Instituto Mário Penna, em parceria com o Espaço de Cultura e Arte (ECA). O objetivo da iniciativa é contribuir na recuperação dos pacientes e na humanização do ambiente hospitalar.
Foto: russn_fckr/Unsplash
Somos uma das empresas pioneiras na adoção de modernos sistemas de filtragem e de empilhamento de rejeitos a seco, dispensando a utilização de barragens
Desde 2022, temos um programa de compliance estabelecido pelos princípios: integridade, respeito e prudência
Investimos em áreas de compensação garantindo a segurança ambiental das próximas gerações