O projeto, batizado Skid - NR 34 foi realizado inicialmente na mina Morro do Gama, localizada em Nova Lima (MG). Hoje, materiais de lavra que antes seriam diretamente classificados como rejeitos passam pelo processo, o que permite a exploração das reservas minerais de forma racional e econômica, com responsabilidade ambiental e social, em linha com os valores, a visão e o modelo de negócios do Grupo.
O processo desenvolvido pela Cedro parte da classificação e separação do minério de ferro de outros materiais indesejados, usando peneiras elétricas industriais.
O equipamento permite, em um primeiro nível, a retirada de camadas superiores de blocos de rocha ou de solo que possam conter ferro. Em um segundo nível, separa materiais pobres em minério de ferro de materiais com teor mais alto, aproveitáveis comercialmente (com menos de 50mm).
Materiais entre 50mm e 200mm, são usados como forro de mina ou enviados a pilha de estéril, enquanto materiais acima de 200mm, vão direto para a pilha de estéril.
O material inferior a 50mm é então submetido a uma planta de concentração magnética, que permite aproveitar o máximo possível do recurso natural.
Sem o processo desenvolvido pela Cedro, a planta de concentração magnética entope com maior frequência e demanda mais manutenção, o que inviabiliza economicamente o melhor aproveitamento dos rejeitos.
No caso do NR-34, cerca de 60% do material submetido ao peneiramento terminou o processo com menos de 50mm e pode ser submetido à planta de concentração magnética. Desse material, que antes seria descartado, resultou um minério de ferro com teor médio acima de 40,1%.
Hoje, o processo é usado também para o aproveitamento de materiais de frentes de lavra em desenvolvimento, que de outra forma possivelmente seriam descartados. Permite ainda desenvolver frentes de lavra empobrecidas e compactas, definidas no planejamento, com aproveitamento de parte do material que seria descartado como estéril de formação ferrífera.
Com os resultados, o projeto foi um dos vencedores do 26º Prêmio de Excelência da indústria mineradora de 2024, promovido pela Revista Minério & Minerales, mais importante publicação do setor no país.
Na Cedro, consideramos os projetos socioculturais essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde estamos inseridos
Desde 2022, temos um programa de compliance estabelecido pelos princípios: integridade, respeito e prudência
Investimos em áreas de compensação garantindo a segurança ambiental das próximas gerações