O Brasil precisa reencontrar seu rumo logístico

O portal Poder360 publicou, no dia 18 de abril, um artigo do fundador e presidente do Conselho da Cedro Participações, Lucas Kallas, sobre a importância do Brasil investir mais em ferrovias para ganhar competitividade, reduzir acidentes nas estradas e diminuir o impacto ambiental no setor de logística. Hoje, mais de 60% das cargas do país ainda são transportadas por rodovias, em muitos casos, por longas distâncias. 

Como exemplo emblemático do problema, Kallas cita a BR-381, na altura de Serra Azul, em Minas Gerais. Nos últimos três anos, foram registrados mais de 7 mil acidentes no trecho, 440 deles com vítimas fatais. Trata-se de uma infraestrutura saturada, que traz consequências nocivas para a sociedade e o meio ambiente. 

O empresário defende como alternativa projetos como o ramal ferroviário Serra Azul, que prevê a retirada de cerca de 5 mil carretas por dia da rodovia, gerando ganhos em segurança para a população, em competitividade para as empresas e em sustentabilidade para o meio ambiente e toda a sociedade.

O texto pode ser lido na íntegra aqui.

Governo federal libera desapropriações para construção de ferrovia em MG

Cedro Participações deve investir R$ 1,5 bilhão em projeto que visa exportação de minério de ferro

Saiba mais

Fiocruz e Biomm firmam parceria para produzir insulina glargina totalmente nacional

Previsão é de que o medicamento comece a ser distribuído pelo Sistema Único de Saúde no segundo semestre de 2025

Saiba mais

Cedro edita publicação para mostrar como concilia a produção de café com a preservação da biodiversidade do Cerrado

Empresa cataloga exemplares da fauna e flora da Serra do Cabral e explica as iniciativas adotadas em suas fazendas para proteger as espécies, bem como os esforços para conservar os sítios arqueológicos que se tornaram patrimônio cultural da região

Saiba mais