Governo federal libera desapropriações para construção de ferrovia em MG

A coluna Radar Econômico, da revista Veja, noticiou em seu site, em 14 de março de 2025, que o governo federal, através da Superintendência de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, caracterizou como bens de utilidade pública os imóveis localizados onde a empresa Cedro Participações planeja construir uma ferrovia em Minas Gerais.

Com isso, fica autorizada a desapropriação dos imóveis por parte da Cedro para que a obra de infraestrutura possa ser executada. O ramal ferroviário terá cerca de 30 quilômetros entre os municípios de Mateus Leme (MG) e São Joaquim de Bicas (MG), e será conectado à Malha Regional Sudeste, garantindo acesso ferroviário ao Porto de Itaguaí (RJ), também concedido à Cedro.

O novo empreendimento deve custar cerca de 1,5 bilhão de reais e visa o fluxo de 25 milhões de toneladas de minério de ferro para exportação anualmente. A ferrovia deve retirar 5 mil carretas por dia das estradas da região, reduzindo emissões de gás carbônico (CO2) em cerca de 40 mil toneladas anuais.

O texto pode ser lido na íntegra aqui.

BRASIL NÃO PODE PERDER A JANELA DO MINÉRIO VERDE

Artigo publicado no Poder 360º debate o papel estratégico do Brasil na transição para uma economia de baixo carbono e o que o país precisa fazer para transformar seu potencial mineral em protagonismo global.

Saiba mais

Cedro alia inovação, eficiência produtiva e impacto social em Nova Lima

Modelo de produção com olhar social, reprocessamento de rejeitos, empilhamento a seco e lavra seletiva posiciona a companhia como referência em sustentabilidade na mineração de ferro no país.

Saiba mais

Ferrovia da Cedro quer melhorar logística e reduzir emissões no transporte de minério

A Cedro Participações recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para desenvolver a Ferrovia Serra Azul , projeto de R$ 2 bilhões que pretende ligar a produção mineral da Grande Belo Horizonte à malha ferroviária nacional.

Saiba mais