Cedro Participações destaca investimentos e expansão do Grupo em evento sobre mineração

O presidente do Conselho da Cedro Participações, Lucas Kallas, participou nesta 2ª feira (22) do primeiro ciclo do Projeto Eloos, em Nova Lima (MG), um evento organizado pela Rádio Itatiaia e CNN, que teve o patrocínio da Cedro Mineração.

O encontro reuniu lideranças nacionais para discutir o setor mineral e os rumos do desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Os debates, desenvolvidos em três painéis, abordaram os temas da responsabilidade socioambiental, inovação tecnológica e caminhos para fortalecer a mineração no estado e no país.

Em sua participação no painel “ESG na Mineração”, Lucas Kallas falou sobre projetos da Cedro que irão dar um novo impulso à logística da mineração no estado: o ramal ferroviário, o foco no pellet feed — o minério verde, o Transporte por Correia de Longa Distância (TCLD) e o terminal da Cedro no Porto de Itaguaí (RJ).

“Foi um evento muito importante para o nosso setor. A mineração responsável, com foco na inovação, na sustentabilidade e nas comunidades, vai alavancar o nosso país”, disse ele.

Kallas também destacou a capacidade de Minas Gerais e do Brasil seguirem se desenvolvendo cada vez mais, com novos investimentos. “O potencial do nosso estado é gigante. Temos espaço para crescer muito. O empresário tem que acreditar no Brasil, sempre seguindo de forma rigorosa o caminho da sustentabilidade”, acrescentou.

Importância do diálogo

Os investimentos e a expansão do Grupo Cedro também foram citados pelo empresário, que reafirmou a importância do diálogo no setor, para o futuro de Minas Gerais e do Brasil.

O evento foi aberto pelo presidente do conselho de administração da CNN Brasil e da Itatiaia, Rubens Menin, que destacou a importância da atividade para Minas Gerais e para o Brasil. Em seguida, o governador Romeu Zema afirmou que a mineração segue como uma das atividades mais importantes da economia mineira, e cobrou uma atuação com responsabilidade ambiental e social do setor.

Conselho Nacional

Em sua fala, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou a criação do Conselho Nacional de Política Mineral para discutir políticas do setor. Segundo ele, o conselho contará com a participação de outros dezesseis ministros, além de representantes da sociedade civil organizada e da academia. O prefeito de Belo Horizonte, Alvaro Damião, também esteve presente.

Os painéis de debates reuniram personalidades importantes para a mineração, como o ex-governador de Minas Gerais e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia; o procurador geral de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe; o vice-presidente executivo técnico da Vale, Rafael Bittar; o CEO da Itaminas, ThiagoToscano; o VP de Operações da Itaminas, Argeu Géo Filho, e a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, entre outros.

Confira mais detalhes sobre a repercussão do evento em reportagem da CNN.

Creche São Judas Tadeu comemora 30 anos com muita alegria, entretenimento e emoção

Celebração reúne famílias, ex-alunos e comunidade em um dia inesquecível de homenagens e diversão

Saiba mais

Cedro Mineração entrega novo "Pereirão" para comunidade de Antônio Pereira, em Ouro Preto

Obra moderniza o campo de futebol com novo gramado, drenagem automatizada, traves e alambrado reformado

Saiba mais

Cedro e Gás Verde iniciam projeto pioneiro de descarbonização no transporte de minério

Ação pode compensar 11 mil toneladas de CO₂ em um ano, equivalente ao plantio de 72 mil árvores

Saiba mais